Powered By

Free XML Skins for Blogger

Powered by Blogger

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Acerca do sofrimento, evolução e algumas outras coisas

As vezes me pergunto qual o sentido de tanto sofrimento..
Mas acho que não é bem a pergunta certa...

Sabe, nós poderíamos ser perfeitos, saber tudo sobre tudo, poderíamos somente viver e nos divertir de forma sensata...e não sofrer.

Só que com isso vem uma questão fundamental..seria bom?
Nós estaríamos satisfeitos? Sabendo tudo, tendo um conhecimento absoluto, o que nos faria continuar a viver?
Não haveria nossa ambição de conhecimento, nossa curiosidade sobre as coisas...
Sabe..a gente iria viver..somente para se reproduzir e se "divertir" de forma ínfima..
Nós somos possuídos por essa sede de descobrir, desbravar, conhecer...é isso o que nos faz viver..
E toda descoberta traz com ela coisas ruins e até destruição...mesmo que ínfima..mesmo que imperceptível..porque não só nós, mas o resto dos seres e das coisas e do universo precisam se adequar aquela descoberta...àquela novidade criada ou descoberta.

Toda descoberta também muitas vezes é precedida de um sofrimento e esforço anterior...
O que me leva a acreditar que o sofrimento é um mecanismo que nos move e ao mesmo tempo é a consequencia das coisas.
E por pior que seja nossa decisão acerca desse sofrimento, ele nos move. Não ficamos parados.

Não sei dizer se ele é essencial, na verdade até eu estou confuso para dissertar sobre isso no momento e com sono.
Mas nós somos movidos também pela curiosidade e a curiosidade traz sofrimento e também coisas boas.
Com o sofrimento e o esforço coisas boas surgem. Você pode estar se esforçando até de boa vontade, mas voce cansa sua mente e seu físico..não deixa de ser um sofrimento certo? por mais que voce goste do que está fazendo..isso significaria que o ser humano gosta de sofrer?

Não sei..será que vou entender isso um dia?
Eu queria chegar ao final desse post com uma respostinha..ou ao menos um caminho..mas não sei se será possível, acabei acercando muitas coisas..
Sono..hauioehiuae
Talvez existam diversas formas de sofrimento..é, é bem provável..

Acho que poucos gostam ou querem sofrer de amor um dia, por exemplo..mas a maioria passa por isso..por mais que seja MUITO ruim..você sai depois com várias liçoes e aprendizados..e isso não tem como ser ensinado antes de você ter passado por tais coisas..o máximo que podem lhe dar é uma idéia..
Mas convenhamos..se você supera um sofrimento desse..você está um patamar acima dos que não sofreram...

Existiria uma evolução de forma individual nesse sentido, que não dependeria da sociedade então? Por mais que uma sociedade esteja evoluída, nesse caso do amor por exemplo todos teriam que passar por esse sofrimento?
Existiria alguma forma de burlar isso? Ou de fazer isso ser descartado?

Acho que mais fiz perguntas do que respondi..amanhã lerei tudo isto denovo.
Se alguém tiver saco pra deixar sua opinião..eu ficaria grato..
Beijo pessoal.

Anar Kaluva tielyanna!

Um comentário:

A.C. disse...

Quem pergunta é bobo por 5 minutos, quem não pergunta será bobo pra sempre.

Olha só, eu não sei bem pelo que tu esta passando, mas seja lá como for, boa sorte!
Espero que as coisas melhorem ai =)

bjO